Home > Xbox > Pesquisa oficial aponta jogadores de Xbox como sociáveis

Pesquisa oficial aponta jogadores de Xbox como sociáveis

A Microsoft compartilhou documentos internos com parceiros, de forma privada, para ajudar os desenvolvedores a entender o perfil dos consumidores que atualmente estão ativos no Xbox Live. Esta pesquisa foi realizada em 2017 nos EUA, baseando-se nos jogadores estadunidenses e foi originalmente compartilhada pelo website Windows Central.

As informações contidas nestes documentos são baseadas nas respostas de 2 mil usuários de Xbox One que responderam a um questionário nos Estados Unidos. Algumas rápidas informações sobre eles.

  • 42% dos entrevistados são mulheres e 58% são homens.
  • A maioria tem entre 25-34 anos, seguido pelo grupo de 35-44 anos.
  • 56% dos jogadores são casados, 10% moram sozinhos e 23% moram com os pais.
  • A maioria tem uma renda acima de 75 mil dólares por ano.

A Microsoft diz que há pouca correlação entre idade ou gênero quando se trata de determinar o envolvimento do jogador e diz que a autonomia é uma medida melhor. Jovens adultos e adolescentes tem mais autonomia, naturalmente, e famílias compostas por crianças pequenas têm menos autonomia de jogo, segundo a fabricante do Xbox.

Quando se trata do comportamento dos jogadores de Xbox, a Microsoft identificou uma gama de categorias quando o assunto é o jeito que os usuários se engajam no Xbox Live. 53% dos players se enquadram no perfil “sociável”, o que significa que passam, em média, 17 horas por semana em jogatina multiplayer. Isso é o que levou a empresa a criar por Clubes, por exemplo.

O que motiva os jogadores de Xbox?

A Microsoft também abordou os grupos de foco e outras pesquisas com as quais teve experiência, discutindo as motivações e as razões que levam as pessoas a jogar. As informações do próximo quadro advêm de um banco de dados com quase 8 mil pessoas, através de quatro mercados. A Microsoft identificou “12 núcleos fundamentais”, que seriam os aspectos motivacionais para jogar e ainda descobriu 9 tipos distintos de jogadores que avaliam grupos de aspectos motivacionais de forma mais semelhante, em média.

Os 9 tipos de distintos foram nomeados de acordo com a motivação primária de cada grupo e duas preferências por jogos. O tipo distinto 9, Experts, por exemplo, investe mais tempo e dinheiro em Xbox e PC, tendo como preferência os jogos de RPG com a temática de sci-fi e fantasia. Já os Contenders são os jogadores competitivos que divertem com personalização e conquistas.  Os Companions jogam para se relacionar com a família e amigos, como pais e filhos, ou seus parceiros. Os Soloists preferem experiências imersivas para um jogador e têm sessões de jogo mais longas do que alguns dos outros segmentos.

Embora esta pesquisa tenha sido realizada há três anos os dados continuam atuais e de importante relevância, pois dizem respeito ao perfil do jogador de Xbox que, em sua maioria, são pessoas sociáveis, que se divertem com amigos, família e estão sempre à procura de conquistas.

Para mais informações sobre o Xbox, fique ligado no Forever Jogando.

Sobre Gabriel Magalhães

Graduado em psicologia e marketing, é jornalista de games desde 2015. Começou a jogar aos 4 anos, em um Dynavision (Dynacom) e, desde então, é um fã do mercado de jogos eletrônicos.
x

Veja Também

Gameplay de Cyberpunk 2077 mostra game no Xbox One X

No episódio especial do Night City Wire, o estúdio convida os jogadores a conferirem o gameplay do próximo título da ...