Home > Playstation > Sony bane contas por baixar PSN Plus Collection no PS4? Entenda tudo
sony bane contas

Sony bane contas por baixar PSN Plus Collection no PS4? Entenda tudo

Sony bane contas por baixar PSN Plus Collection no PS4? Entenda tudo

Recentemente alguns usuários tiveram seus consoles banidos ou acesso a PSN suspenso graças ao resgate dos jogos da PSN Plus Collection. O evento repercutiu em toda a comunidade gamer e foi amplamente discutido dentre os usuários de PlayStation e de outras plataformas.

Sobre a PSN Plus Collection

A PSN Plus Collection é uma coleção de jogos de PlayStation 4 que está disponível para os assinantes da PSN Plus.  O pacote conta com os games a seguir:

Batman: Arkham Knight, Battlefield 1, Bloodborne, Call of Duty: Black Ops III – Zombies, Chronicles Edition, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, Days Gone, Detroit: Become Human, Fallout 4, Final Fantasy XV Royal Edition, God of War, Infamous Second Son, Monster Hunter World, Mortal Kombat X, Persona 5, Ratchet and Clank, Resident Evil 7, The Last Guardian, The Last of Us Remastered, Uncharted 4: A Thief’s End e Until Dawn

Excelentes títulos, não? Principalmente por não ter nenhum custo adicional ao consumidor da PSN Plus. Entretanto, como todos já devem ter ciência neste momento, a Sony fez mudanças na sua loja digital e website. Da mesma forma que o conteúdo de PS3 só é acessível atualmente pela store do console, os games da Collection só podem ser resgatados através do PS5. E é aí que começou o problema.

Ação e reação

Donos de PlayStation 5 decidiram ajudar os gamers que ainda não tem o novo console a adquirir os títulos que estão disponíveis para os assinantes do serviço. Alguns usuários fizeram isso gratuitamente, enquanto outros decidiram fazer disso um comércio, cobrando entre R$ 20 e R$ 30 de cada um.

Estes proprietários de PS5 começaram a logar em seus videogames com as contas de outros usuários, com o objetivo de resgatar os títulos da Collection. Após o processo, os donos de PS4 puderam aproveitar os jogos em seus consoles.

Entretanto, nem tudo são flores. Os donos de PS5 envolvidos começaram a sofrer sansões da fabricante. A Sony baniu permanentemente as unidades de PS5 envolvidas na operação. Ou seja, mesmo que a pessoa logue com outra conta no console ele não se conectará novamente a rede, pois a restrição foi aplicada ao dispositivo.

O ban hammer dividiu opiniões. De um lago aqueles que acreditam que os usuários estão errados e do outro, aqueles que defendem a comunidade, não concordando com a atitude da Sony.

Mas afinal de contas, os usuários foram realmente banidos ou suspensos por esse motivo?

Eu não encontrei palavras melhores do que as escritas pelo jornalista Felipe Demartini, do Canal Tech, sendo assim, irei citá-lo abaixo:

O X da questão está em um sistema de segurança implementado pela Sony para detectar automaticamente possíveis hackings do PlayStation 5 e o uso de perfis roubados ou irregulares em transações de sua loja online. Quando um console chega a um total de mais de 50 perfis validados, estejam eles ainda disponíveis para acesso ou não, e uma compra é realizada no marketplace de uma região diferente da de fabricação, o sistema é considerado como comprometido e acaba banido.”

O usuário Nmia relatou o mesmo em seu Facebook:

Em outras palavras, resgatar jogos da PSN Plus Collection e jogar no PS4 não viola os termos de uso da Sony, afinal de contas, são jogos de PS4 e o próprio sistema operacional desenvolvido pela empresa permite que isso seja feito.

Como bem explicado por Dermatini em sua matéria, o banimento e suspensão dos consoles ocorreu por um excesso de logins. Enquanto os consoles PS5 foram banidos, alguns usuários de PS4 sofreram dano colateral com suspensão.

Moral da história

Primeiramente, é importante acabar com a lenda urbana de a Sony bane contas por baixar PSN Plus Collection e jogar no PS4. Criar esta relação direta é ignorar todo o processo que existe por trás disso.

Como  lembrado pelo site Meu PlayStation é importante destacar o que também foi violado aqueles que comercializaram o acesso aos jogos.

  • 8.4. Proibida a revenda ou uso comercial. Você deve ser o usuário final para comprar na PlayStation Store. Os revendedores, conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério, estão proibidos. Quando você compra Conteúdo da PlayStation Store, você compra uma licença pessoal de uso desse Conteúdo para uso privado e não comercial. Essa licença não é transferível, a menos que suas leis locais aplicáveis afirmem que deva ser. Isto significa que você pode usar um Produto nas formas descritas na licença, mas não é proprietário dele.
  • 10.2. Exceto conforme declarado neste Contrato, todo o Conteúdo fornecido pela PSN é licenciado de forma não exclusiva e revogável para seu uso limitado pessoal, privado, intransferível, não comercial, em um número limitado de Dispositivos PlayStation ou outros dispositivos no país em que sua Conta está registrada.

Embora a PSN Plus Collection tenha sido a causa do acidente, o que motivou o banimento foram os múltiplos acessos em um único dispositivo, com dano colateral aos demais envolvidos.

Segundo o suporte técnico da Sony, que atendeu um dos membros do Grupo do Facebook PLAYSTATION BRASILnão há como alterar o status da conta, pois uma violação dos termos de serviço foi encontrada conforme mencionado”. Sendo assim, quem foi afetado terá que lidar com as consequências do que foi feito.

Nessa altura a Sony já está ciente do que aconteceu e, com certeza, sabe o real motivo que levou ao banimento de alguns pioneiros do videogame PS5. Ainda não se sabe se ocorrerá alguma espécie de anistia por parte da marca, por isso, é necessário acompanhar os próximos passos do caso.

E agora, José?

Para toda a comunidade gamer fica a lição. É importante conhecer os termos de uso de usuário final e respeitar os limites estabelecidos por quem detém os direitos de um Software/Hardware. Até atitudes bem intencionadas podem não ser bem interpretadas e acabar causando a perda da conta ou acesso a rede pelo console.

A dica do Forever Jogando é: por enquanto não peça a ninguém para resgatar os jogos da PSN Plus Collection. Espere a Sony se posicionar e evite problemas. Para mais informações sobre o assunto continue ligado em nosso site.

Sobre Gabriel Magalhães

Graduado em psicologia e marketing, é jornalista de games desde 2015. Começou a jogar aos 4 anos, em um Dynavision (Dynacom) e, desde então, é um fã do mercado de jogos eletrônicos.
x

Veja Também

save wizard é seguro?

O que é Save Wizard? Ele é seguro? Entenda tudo sobre o programa

Todo dia o PlayStation 4 ganha novos usuários. Mais cedo ou mais tarde, estes novos gamers irão se deparar com ...